Procurar na página

Dicas para um Jab Perfeito

26-10-2011 01:24

Fonte: Jiu-Jitsu Online
 

 

O jab representa o principal golpe de uma luta em pé. Apesar de não ser o golpe mais potente ele possui funções fundamentais no combate:
 
- Controlar e manter a distância desejada do adversário
- Abrir espaço para uma sequência de golpes
- Contra-golpes rápidos
- Confundir o adversário
- Se bem aplicado, até mesmo um nocaute

Apesar de aparentar ser um golpe simples a técnica correta é relativamente complexa e exige para sua aplicação perfeita milhares de repetições. Abaixo segue a visão do Jiu-Jitsu Online sobre a aplicação da técnica, caso você leitor deseje corrigir algo ou acrescentar algo basta postar nos comentários abaixo. Para melhor entendimento dividimos o golpe em 5 pontos:
1) Base
2) Detalhes da Mão
3) Cuidados com a Defesa
4) Como Aumentar a Força
5) Pontos Fundamentais

1) Base
   Assim como um prédio precisa de um bom alicerce para ter sustentação, a correta aplicação do jab parte de uma boa base e postura. Vejamos os detalhes:
 
Posicionamento dos Membros Inferiores:
Base CorreFta do Jab  
   Os pés devem ficar na largura dos ombros  com pé direito à frente. Tanto a distância lateral como transversal é a mesma, ou seja da largura dos ombros (por isso esta base é chamada por alguns treinadores de “base quadrada”). O quadril deve ficar para frente.
 
   Os joelhos devem ficar semi-fletidos e não esticados. Isso permite maior mobilidade para movimentação e defesa, além de permitir o giro correto do quadril que como veremos é fundamental para a força do golpe.
 
Observe os Joelhos Flexionados

Posicionamento dos Membros Superiores:

   Os membros superiores ficam fletidos com os cotovelos colados no corpo (o que evita ser pego no clinch e permite defesas de golpes contra o tórax/abdômen). A mão esquerda fica na altura dos olhos e mão direita um pouco mais atrás e ligeiramente mais baixa a altura da maçã do rosto.
Posicionamento da Cabeça:
   A cabeça deve ficar fletida, mantendo o queixo baixo (protegendo-o contra possíveis golpes). Devido à flexão da cabeça os olhos ficam como estivéssemos olhando para cima, ou seja vemos o branco dos olhos somente na parte inferior. No entanto, não estamos olhando para cima... na verdade é importante mantermos os olhos fixos na região do tórax visando as luvas do oponente (boxe) ou termos uma visão um pouco ampla focando mãos e membros inferiores (MMA e Muay-Thai). Um erro comum de iniciantes é focar nos olhos do oponente.
   Detalhe Fundamental:  Após adotar o posicionamento acima é importante manter-se relaxado e solto. Se ficar travado, perderá toda sua mobilidade, explosividade e reflexo.

2) Detalhes da Mão
   Primeiramente deve ficar posicionadas como dito anteriormente. Os punhos devem ficar fechados com o polegar para fora. 
   O punho fica semi-fletido o que evita lesões e aumenta a eficácia do golpe. Deve-se atingir o alvo com os dois primeiros ossos da mão (acertar com os dois últimos ossos pode levá-los a se fraturar).
 
 
 
Punhos ligeiramente fletidos
 

3) Cuidados com a defesa    Ao dar o jab, inevitavelmente abra-se uma brecha em seu sistema defensivo para um golpe do adversário. Assim deve-se voltar à posição original o quanto antes possível. O retorno deve ser feito com a mão alta e não seguir a tendência natural que abaixar o punho. Observe a diferença neste vídeo:

   Outro aspecto fundamental para evitar correr riscos desnecessários e manter o queixo fletido e protegido de cruzados pelo ombro.
 

Correto: Ombro protegendo queixo
Errado - Queixo acima da linha do Ombro
   Um dos pilares da luta em pé (independente da modalidade) é manter-se a uma distância tal que você esteja longe do raio de ação do oponente e ao mesmo tempo consiga atingi-lo caso deseje. Isso é conseguido com o movimento de avançar, acrescentado do ato de recuar logo após aplicar o jab, isso é claro, no caso de se efetuar apenas o jab e não uma sequência. Observe e treine bem este fundamento:




3) Como aumentar a força

   Um soco aplicado por alguém que não sabe lutar em geral utiliza principalmente a musculatura dos braços, e um pouco das costas e às vezes peitorais. Quando um boxeador aplica um jab, ele utiliza a musculatura do braço, das costas, do abdômen, do quadril, coxas e panturrilhas. Ou seja os grupos musculares envolvidos tem sua massa muscular praticamente quadruplicada.    Para conseguir isso devemos atentar para alguns detalhes. O primeiro é efetuar o giro do quadril apoiando-se sobre a ponta dos pés (a parte redonda sola dos pés logo atrás do dedão, não é na ponta dos dedos). Este movimento é o principal determinante da força do golpe. Gire seu quadril e o golpe será forte, não gire e ele será fraco. Veja no vídeo abaixo:
  
   Como dito acima o giro do quadril é fundamental para o aumento da força, só que pelo jab sair com a mão da frente o giro acaba não sendo muito grande quando comparado ao giro do quadril quando se aplica um direto ou cruzado. Para minimizar isto e aumentar a potência do golpe, evite aplicar o jab parado, assim os melhores jab são aplicados dando-se um passo a frente ao mesmo tempo que se aplica o golpe (como já mostrado no vídeo anterior).
 
   Para que a mão atinge o adversário com força é preciso ter calculado a distância correta para a aplicação do jab. Longe demais ele não terá força e você pode até mesmo lesionar seu cotovelo. Perto demais também o golpe sairá fraco. Para saber a distância certa fique atento para como o seu braço fica no final do golpe, se o cotovelo estiver todo esticado, está muito longe. Se estiver muito dobrado estará muito perto. O ideal é que ele fique apenas um pouco fletido. Veja abaixo:


Errado: Braço Esticado
Errado: Braço Fletido  
Correto: Braço levemente fletido
   Outro aspecto importante é expirar o ar dos pulmões ao aplicar o jab, ou qualquer outro golpe. Isto aumenta a força porque adiciona ao golpe a força da musculatura abdominal e também regulariza seu ciclo pulmonar, evitando que fique sem respirar ao aplicar longas sequências de golpes, minando o seu gás. Tente ouvir no vídeo abaixo o som do ar saindo durante os golpes:
      Para os perfeccionistas mais um detalhe é aplicar o jab não horizontalmente mas ligeiramente de cima para baixo (mais ou menos 1 a 2 cm) levantando o pé de apoio no final. Este detalhe pode aumentar de forma considerável a força, veja na foto abaixo esta técnica, só que propositalmente exagerada para facilitar a visualização:
   Apesar de termos comentado sobre várias técnicas sobre como aumentar a força do jab, a mais importe é esta:
 
   "Bata com força. Aplique o golpe com toda sua vontade, de maneira explosiva e pontiaguda"
 
5) Finalizando
  
   Para fechar nossa postagem frisamos 03 aspectos para um jab perfeito:
 
1) Repetir, repetir, repetir 2) Aprenda a distância em que você consegue atingir seu oponente com o jab avançando com um passo e tente se manter nela 3) Não treine aplicar apenas um jab, mas sequências de 2 a 3 jabs, e variações com jabs na cabeça e corpo.    Abaixo, como prometido, segue o resumo de tudo que falamos: 1) Base    a) Pés à frente    b) Joelhos semi-fletidos    c) Mão esquerda à frente a altura dos olhos, e direita mais atrás à altura da maçã do rosto.    d) Queixo fletido    e) Olhos na parte superior 2) Detalhes da Mão    a) Punho fechado – polegar para fora    b) Punho semi-fletido    c) Acertar com os dois primeiros ossos da mão (evitar lesões)    d) As mãos não ficam paradas – efeito surpresa
3) Cuidados com a defesa    a) Retorno correto da mão    b) Papel do ombro    c) Bater e recuar
4) Como aumentar a força    a) Giro do quadril    b) Socar em bloco – levantando o pé de apoio    c) Expirar durante o golpe    d) Avançar e socar    e) Distância correta    f) Bater com força 5) Pontos Fundamentais    a) Repetir, repetir, repetir    b) Distância e timing    c) Sequências de jabs


By: Equipe Jab-Direto 

 

Voltar

© 2011 Todos os direitos reservados.